quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Escola de Música em Guarulhos



O PIANO NO AUXÍLIO DA ALFABETIZAÇÃO MUSICAL

O piano é um instrumento musical onde cada nota está "pronta",e os intervalos podem ser visualizados em suas teclas. Além disso, é um instrumento ao mesmo tempo melódico (Notas separadas/solos) e harmônico (Acordes/Notas juntas). A flauta doce, apesar de seu "simples" manuseio, é um instrumento que exige o controle do sopro e o desenvolvimento da coordenação motora fina, para se obter um som afinado e um ritmo preciso. No caso do violão e do violino é necessário "construir" as notas apertando ou friccionando as cordas. Todos esses fatores contribuem para que os instrumentos de teclado sejam os mais indicados para se iniciar um trabalho de alfabetização musical  através de um instrumento musical, a partir de três anos de idade. Isso não quer dizer que não devemos apresentar o maior número possível de instrumentos musicais diferentes (com seus diferentes timbres, inclusive os de percussão) desde muito cedo, pois todas as informações são enriquecedoras e muito importantes nesse período, servindo como estímulo no desenvolvimento e na sequência do trabalho posterior.

O primeiro passo é a exploração dos sons do piano, através de histórias e brincadeiras rítmicas, na qual a criança tenha a oportunidade de conhecer todas as regiões do teclado (grave médio e agudo). Como por exemplo, no Livro Meu Piano é Divertido Vol. I, onde o mesmo trabalha nota por nota, gradativamente, aos poucos a criança aumenta gradativamente o seu repertório de notas e músicas em sua memória. Com movimentos simultâneos das mãos direita e esquerda, alternados, com percussão na tampa do piano, palmas e pés (para o desenvolvimento da coordenação motora), ou o "passeio" com a palma da mão e o braço bem relaxado, por todo o teclado, preparando para uma posterior técnica pianística perfeita.

Uma brincadeira que costumo fazer é contar a história de um lobo ou leão (na região grave), e de um passarinho que canta na árvore (na região aguda), passando por um "glissando"(Deslizar as notas)  na corrida, ou "Staccatos" (Notas secas), (saltos) dos sapos, com a participação da criança, que toca junto, acrescentando elementos ou "dialogando" através de sons no piano. Nessa fase trabalham-se principalmente as propriedades do som : altura (Grave /Grosso) - agudo / Fino), intensidade (forte/fraco), duração (curto/longo) e timbre (que pode ser trabalhado no teclado eletrônico), além da noção de pulsação e andamento. A fase seguinte é a de familiarização e compreensão da disposição das teclas brancas, tocando-se a princípio somente nas teclas pretas, num sistema que favorece o desenvolvimento não só dos dedos e sim de todo o sistema locomotor dos membros superiores. Assim a criança aprende a "ver" os grupos de duas e três teclas pretas, a localizar as notas nas teclas brancas tanto auditivamente, quanto mecanicamente (Toque com os dedos). 

Quando começar? Quando a criança demonstrar interesse pelo instrumento. A partir de um ano de idade, deixar que explore livremente. Aproveite para contar Histórias estórias, tocando melodias simples. Cante muito para a criança, isso trabalhará a percepção musical e o ouvido musical do aluno. A formação de repertório, a ampliação e fixação dos elementos que compõem o universo sonoro, são fundamentais no aprendizado de um instrumento musical. Pois é a partir de canções conhecidas, que a criança passa a reproduzi-las de memória, por ouvido. A familiarização com o teclado. Exigir nessa fase, um som bonito (tonalização), que equivale à vocalização no canto, onde se exercita a intensidade do toque, o ouvido, a memória, a coordenação motora, mantendo a criança sempre motivada, fazendo aulas de acordo com a necessidade e capacidade de concentração de cada criança, podendo algumas vezes durar apenas cinco minutos, e em outras, meia hora. O importante é manter a regularidade das aulas, e estar sempre atento às necessidades do momento.


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